top of page

Expertises

Conhecimentos adquiridos em diferentes áreas de atuação, desenvolvidos ao longo de mais de 30 anos, tanto em ambientes corporativos quanto acadêmicos. 

Image by Kanchanara

Finanças

Conhecimentos

Finanças corporativas, fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, orçamento, custos, planejamento financeiro, EVTE, mercado de capitais, finanças pessoais, produção e análise de relatórios financeiros e contábeis, tributos, auditoria e contabilidade.

Atuação

Ambev, Complementti, Grupo Joaquim Badaró, Geoforte, Concretize Construções, Petrobahia, Lazal Engenharia, Transbahia Transportes, Unijorge, Faculdade 2 de Julho e Instituto Avançar.

Image by Jason Goodman

Planejamento e Gestão

Conhecimentos

Planejamento estratégico, gestão de qualidade, indicadores de desempenho, mapeamento de processos, elaboração de fluxos, padronização, auditoria, certificações, 5S, análise e solução de problemas e controle de processos. 

Atuação

Ambev, Vale - FCA, Vale - Login, Petrobahia, Unijorge e FESF.

Trabalhadores no Warehouse Computer

Logística

Conhecimentos

Armazenagem e movimentação, gestão de estoque, inventários, dimensionamento de recursos, picking, planejamento e controle de produção, transporte e roteirização, SCM e compras.

Atuação

Ambev, Salmazo Consultoria, Vale - FCA, Vale - Login, Complementti, Irricenter, Unifacs e Unijorge.

Projetando juntos

Projetos

Conhecimentos

PMBOK, termos de abertura e encerramento, escopo, EAP, integração, elaboração de cronogramas físico e financeiro, aquisições, custo, qualidade, recursos, comunicação, riscos, partes interessadas e metodologia Scrum.

Atuação

Ambev, Vale - Login, Complementti, Petrobahia, Lazal Engenharia, Transbahia Transportes, Unijorge, Instituto Avançar e FESF.

Carreira

Carreira desenvolvida ao longo de mais de 30 anos em empresas de médio e grande portes, nos segmentos de indústria, comércio, serviço e educação, em diferentes áreas de negócio.

Reunião de escritório

Experiências Corporativas

1. Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS

    Assessor de Planejamento e Gestão – Out/22 a Mai/24

2. Grupo Vale

    Log-In Logística Intermodal

    Gerente Operacional – Abr/08 a Jun/10

    FCA – Ferrovia Centro-Atlântica

    Supervisor de Operações – Mai/03 a Abr/08

3. Ambev – American Beverage Company

    Coordenador de Logística – Jan/95 a Jul/02

Relatório financeiro

1. SF Solutions – Consultoria e Projetos Associados

    Consultor Organizacional – Desde Jan/11

2. Salmazo Consultoria

    Consultor Organizacional – Ago/02 a Abr/03

Experiências em Consultoria

Uma Palestra Classroom

Experiências
Acadêmicas

1. Avançar – Instituto Superior de Capacitação Humana

    Professor Especialista – Ago/17 a Out/21

2. Faculdade 2 de Julho

    Professor Especialista – Set/16 a Nov/19

3. UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado

    Professor Especialista – Mar/11 a Jul/20

4. UNIFACS – Universidade Salvador

    Professor Especialista – Jul/06 a Ago/07

Retrato de Barbeiro

Experiências
Empresariais

1. SF Solutions - Consultoria e Projetos Associados

    Sócio Proprietário – Desde Jan/11

2. Grupo 394 - Assessoria, Consultoria e Comércio

    Sócio Proprietário – Jan/15 a Dez/17

3. Complementti Acessórios Femininos - Comércio

    Sócio Proprietário – Jan/11 a Dez/12

Experiências Corporativas

FESF-SUS

Atuação como Assessor de Planejamento e Gestão no período de outubro de 2022 a maio de 2024.

Logo FESF_edited.jpg

Empresa do segmento de Serviços em Saúde, fundada em 2009, especializada em gestão plena e compartilhada de equipamentos públicos de saúde de baixa, média e alta complexidades, como hospitais e policlínicas.

FESF-SUS

Image by Sargent Seal

Funções Desempenhadas

Gerenciei a equipe de planejamento e gestão - Projetos, Processos, Qualidade, Estratégia e Orçamento, composta por 11 pessoas.

Integrei a equipe de assessoria técnica da Diretoria Geral da Fundação.

Image by Sung Jin Cho

Realizações

Assessoria Técnica

Redesenho dos organogramas da fundação, das maternidades e das policlínicas.

Participação, como avaliador, dos processos de seleção para composição das equipes administrativa e operacional das unidades de saúde.

Elaboração da proposta de estrutura da nova diretoria de Gestão Hospitalar.

Assessoria de Planejamento e Gestão

Reestruturação da área de Compras, criando a Central de Aquisições e Contratações.

Reestruturação do Núcleo de Gestão de Pessoas, com nova subdivisão da área.

Participação nos comitês de criação e/ou revisão das políticas e programas institucionais.

Elaboração do planejamento estratégico ciclo 2023-2030, envolvendo os trabalhadores da sede e das unidades de saúde. ​

Elaboração e implantação de diversos projetos voltados para a melhoria da imagem e aumento da performance da fundação, com destaque para: criação do novo site da fundação, reformulação do portal AVA-FESF, renovação do contrato do Programa Primeiro Emprego – PPE, implantação do Sistema Eletrônico de Informação – SEI.

Criação da área de planejamento orçamentário, voltada para a elaboração do orçamento 2024, baseado no modelo de Orçamento Base Zero (OBZ), tanto quanto a gestão compartilhada das despesas por pacotes de gastos, em nível organizacional e por áreas.

Criação da área de inteligência em gestão voltada para a criação de ferramentas auxiliares no controle, análise e tomada de decisão por parte dos gestores.

Implantação do software de gestão de projetos, processo, planejamento estratégico e qualidade - SCOPI - melhorando de forma significativa a gestão dos processos de trabalho.

Image by Afif Ramdhasuma

Conquistas Obtidas

Atuei na reestruturação das áreas de compras e de recursos humanos e implantação de novos processos de trabalho nas áreas administrativas e operacionais, com aumento significativo de performance.

Participei da execução e conclusão dos projetos: criação do novo site da fundação, reformulação do portal AVA-FESF, renovação do contrato do Programa Primeiro Emprego – PPE, implantação do Sistema Eletrônico de Informação – SEI.

Liderei a Elaboração do planejamento estratégico 2023-2030.

Implantei uma nova sistemática de planejamento e controle orçamentário na instituição, seguindo as premissas do Orçamento Base Zero – OBZ.

LogIn - Vale

Atuação como Gerente Operacional no período de abril de 2008 a junho de 2010.

Logo Vale_edited.jpg
Logo Login_edited.png

Log-In Logística Intermodal
Grupo Vale

Empresa do segmento de indústria, comércio e serviço, fundada em 1942, especializada em extração, beneficiamento e comercialização de minérios, produção e comercialização de energia e operação de serviços logísticos.

Em 2007 nasce a Login Logística Intermodal, empresa do Grupo Vale especializada em transporte multimodal, operação de terminais e gestão logísticas.

Image by Sargent Seal

Funções Desempenhadas

Gerenciei as operações logísticas em diferentes espaços de armazenagem, com cargas, modais de transporte e modelos de negócio distintos. Administrei em nível regional o terminal multimodal de operações - TERCAM (Terminal de Camaçari).

Image by Sung Jin Cho

Realizações

Redefini os critérios de apuração do faturamento dos clientes, aumentando a receita mensal da unidade em 30%. Implantei o modelo de gestão orçamentária na unidade, seguindo os conceitos do Orçamento Base Zero (OBZ), que foi replicado corporativamente. Implantei o modelo de gestão de qualidade na unidade, incluindo a criação de indicadores, ferramentas de análise e solução de problemas e reuniões mensais de acompanhamento, o que elevou a produtividade das áreas e reduziu as perdas, além de ter sido replicado corporativamente. Gerenciei o projeto de ampliação do terminal multimodal de Camaçari, aumentando o volume de operações com serviço de armazenagem e movimentação em 50%. Implantei a operação de armazenagem e movimentação com o cliente Nestlé, aumentando o faturamento mensal da unidade em 15%. Redefini o modelo de acompanhamento e gestão dos estoques da operação com o cliente Ponto Frio, reduzindo as divergências de inventário para o nível acordado em contrato, que era de até 0,50% do volume movimentado no período. Fui responsável pela reestruturação da unidade de Paulínia, replicando o modelo utilizado na unidade de Camaçari, reconhecida corporativamente como referência.

Image by Afif Ramdhasuma

Conquistas Obtidas

Aumentei a produtividade das operações do terminal e o seu faturamento. Recuperei o volume de caixa para reinvestimento. Elevei o nível de serviço do terminal para os clientes internos e externos. Adequei a composição de custo com a utilização do Orçamento Base Zero – OBZ. Reestruturei os recursos necessários para o funcionamento ótimo da unidade.

FCA - Vale

Atuação como Supervisor de Operações no período de maio de 2003 a abril de 2008.

Logo Vale_edited.jpg
Logo FCA.png

Ferrovia Centro-Atlântica
Grupo Vale

Empresa do segmento de indústria, comércio e serviço, fundada em 1942, especializada em extração, beneficiamento e comercialização de minérios, produção e comercialização de energia e operação de serviços logísticos.

Em 1996 nasce a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa do Grupo Vale especializada em transporte ferroviário e soluções intermodais.

Image by Sargent Seal

Funções Desempenhadas

Supervisionei as operações multimodais, ferroviárias e manutenção da via férrea. Executei o planejamento e controle de produção dos recursos materiais para transporte de mercadorias. Atuei, em nível corporativo, no controle do fluxo de caixa, do orçamento das operações intermodais e dos indicadores de desempenho operacional.

Image by Sung Jin Cho

Realizações

Implantei um novo modelo de gestão da CPIA - Comissão Permanente para Investigação de Acidentes ferroviários, reduzindo a média mensal de ocorrência de 28 para 2, ao longo dos dois anos em que presidi a comissão.

Implantei o modelo de acompanhamento diário de produtividade dos equipamentos ferroviários - locomotivas e vagões -, aumentando a disponibilidade dos recursos e melhorando o planejamento de manutenção.

Image by Afif Ramdhasuma

Implantei e geri o modelo operacional e estrutural para carregamento de minério. Implantei o controle diário de produtividade. Implantei o modelo de gerenciamento de custos, controles de faturamento e de indicadores e orçamentário da área. Implantei o modelo de gestão de acidentes pessoais e operacionais, com redução de 92% no índice ocorrências.

Conquistas Obtidas

Ambev

Atuação como Coordenador de Logística no período de janeiro de 1995 a julho de 2002.

Logo Ambev.jpg

American Beverage Company

Empresa do segmento de indústria e comércio de bebidas, fundada em 1999, a partir da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, cuja história começou com a Cervejaria Bohemia em 1853. Especializada na produção e comercialização de bebidas alcóolicas, como cervejas e chopps,  e não alcóolicas, como refrigerantes, água e isotônicos.

Image by Sargent Seal

Funções Desempenhadas

Coordenei a operação logística da unidade de Camaçari, incluindo a área de compras. Atuei, em nível corporativo, no controle e gestão dos ativos de giro da unidade. Reestruturei o modelo de distribuição dos produtos. Geri os indicadores de desempenho e o orçamento da área.

Image by Sung Jin Cho

Realizações

Participei do processo de implantação do modelo de gestão da qualidade utilizado pela companhia, com atuação maior na área industrial. Fui o ponto focal na unidade de Camaçari - projeto piloto - na implantação do novo sistema corporativo de faturamento. Implantei um novo modelo de gestão e acompanhamento do processo de ressarcimento de produtos danificados para os nossos clientes, reduzindo em 90% a quantidade de reclamações. Implantei a área de controle de estoques, orçamento e indicadores da logística na unidade - projeto piloto -, melhorando a acuracidade e a qualidade das informações produzidas pelo setor. Fui reconhecido como destaque na unidade, com referência em nível corporativo, na gestão orçamentária e utilização das ferramentas de qualidade. Organizei o layout do pátio de ativos de giro, reduzindo em 100% o quantitativo de itens danificados, melhorando a movimentação dos equipamentos e aumentando a produtividade. Implantei, em nível corporativo, a sistemática de controle de ativos de giro da companhia, atuando, inclusive, em outras unidades. Fui responsável pela reestruturação da unidade de Ribeirão Preto, replicando o modelo utilizado na unidade de Camaçari, reconhecida corporativamente como referência.

Image by Afif Ramdhasuma

Reduzi os custos de distribuição da unidade. Reorganizei a estrutura da área de suprimentos. Implantei o sistema corporativo de faturamento. Estruturei a criação da área de controle da empresa.

Conquistas Obtidas

Experiências Acadêmicas

Unijorge

Atuação como Professor Especialista no período de março de 2011 a julho de 2020.

Logo Unijorge.jpg

Centro Universitário Jorge Amado

Empresa do segmento de Educação, fundada em 1999, especializada em cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação, tanto presencial quanto à distância.

​​​

Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/0887418714352932

Image by Sargent Seal

Funções Desempenhadas

Lecionei nos cursos de Graduação em Administração e em Ciências Contábeis; Tecnólogo em Logística, em Gestão em Recursos Humanos, em Processos Gerenciais, em Gestão Financeira, em Gastronomia e em Gestão Hospitalar; e MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, em Gestão de Pequenas e Médias Empresas, em Gestão de Negócio e em Gestão de Qualidade.

Image by Sung Jin Cho

Disciplinas Lecionadas

Curso de Graduação em Administração

Disciplinas:

Contabilidade Geral, Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial, Administração Financeira de Curto Prazo, Gestão Financeira de Longo Prazo, Orçamento e Controle, Gestão de Fluxo Financeiro, Mercado de Capitais, Auditoria Contábil e Financeira, Estatística, Matemática Financeira, Matemática Aplicada, Gestão da Produção, Logística Empresarial.

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Disciplina: Matemática Aplicada.

Curso de Tecnólogo em Logística

Disciplinas:

Matemática Financeira, Gestão de Produção e Logística, Custos e Tarifas Logísticas, Empreendedorismo, Terminais e Aduana, Roteirização e Geoprocessamento, Tópicos especiais em Logística.

Curso de Tecnólogo em Gestão em Recursos Humanos

Disciplinas:

Contabilidade Geral, Estatística, Sistema e Controle de Custos em Gestão de RH, Modelo de Gestão Organizacional, Ética, Cultura Organizacional, Sistemas de Informação Aplicados à Gestão, Auditoria em Recursos Humanos, Gestão de Projetos.

Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais

Disciplinas: Estatística e Fundamentos de Gestão Financeira.

Curso de Tecnólogo em Gestão Financeira

Disciplinas: Contabilidade Gerencial e Contabilidade.

Curso de Tecnólogo em Gastronomia

Disciplina: Contabilidade de Custos.

Curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar

Disciplina: Contabilidade de Custos.

Curso de MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

Disciplina: Finanças Aplicadas a RH.

Curso de MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Disciplina: Gestão da Produção e Logística.

Curso de MBA em Gestão de Negócios

Disciplinas: Gestão de Custos e Formação de Preços.

Curso de MBA em Gestão da Qualidade

Disciplina: Fundamentos da Gestão por Processos.

Image by Afif Ramdhasuma

Conquistas Obtidas

Reformulei a metodologia de ensino das disciplinas da área contábil para o curso de Administração e os cursos tecnológicos de RH e Logística, focando na compreensão dos conceitos e análise de relatórios.

Implantei, nos cursos que lecionei, o projeto de redução de custo em uma empresa de pequeno ou médio porte, em que os alunos escolhiam uma atividade, elaboravam um projeto de intervenção e apresentavam para o gestor responsável pela área escolhida.

Implantei, nos cursos que lecionei, o projeto avaliação de empresas, em que os alunos escolhiam uma empresa de pequeno ou médio porte, realizavam uma avaliação dos indicadores econômico-financeiros e apresentavam para o gestor responsável.

Participei, como orientador e como membro da banca de avaliação, de trabalhos de conclusão de curso em que os alunos elaboravam planos de negócio.

Implantei o projeto Modelagem Profissional do Futuro em que eu ministrava palestras e aulas expositivas para estudantes do ensino médio com o objetivo de apresentar o curso de Administração e sua importância no mercado.

Ministrei cursos de curta duração (20h) em: Inovação Tecnológica e a Importância da Patente; Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica; Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual para as Micros e PME; Inovação e Transferência de Tecnologia; Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual; Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; Gestão Financeira: uma importante ferramenta para Pequenos e Microempresários; Aprendendo as Finanças Corporativas; Desafios e Possibilidades Profissionais nesse novo milênio; Contabilidade como Ferramenta de Gestão para Empresas e Empresários; Gestão Financeira para Pequenos Empresários; Curso de Contabilidade para não Contadores; Gestão da Produção e Logística; Custos e Tarifas Logísticas.

No Collections Here

Sort your projects into collections. Click on "Manage Collections" to get started

Outras Faculdades

Atuação como Professor Especialista no período de julho de 2006 a outubro de 2021.

Professor de matemática

Professor Especialista

Atuação como Professor Especialista em cursos de Graduação tecnológica e Pós-graduação.

Currículo Lattes:

https://lattes.cnpq.br/0887418714352932

Logo 2 de Julho_edited.png

Curso: MBA em Controladoria e Finanças.

Disciplina Lecionada: Contabilidade Gerencial.

Período: Setembro de 2016 a Novembro de 2019.

Logo Unifacs_edited.png

Curso: Tecnólogo em Logística.

Disciplinas Lecionadas: Planejamento, Programação e Controle de Produção; Administração de Materiais.

Período: Julho de 2006 a Agosto de 2007.

Logo Avancar_edited.png

Curso: Pós-graduação em Gestão Empresarial e de Negócios.

Disciplinas Lecionadas: Gestão Estratégica de Custos; Gestão de Projetos; Contabilidade Empresarial; Governança Corporativa; Gestão das Organizações.

Período: Agosto de 2017 a Outubro de 2021.

Experiências em Consultoria

Atuação como Consultor Organizacional e Assessor desde agosto de 2002.

Trabalhando sozinho na mesa

Atuação como Consultor Organizacional para médias e grandes empresas e assessor pessoal de desenvolvimento e capacitação.

Consultor Organizacional

Logo SF Solutions.png

Função Desempenhada: Consultor Organizacional, assessor pessoal e acadêmico.

 

Realizações: Estruturei e geri processos, rotinas administrativas e financeiras, implantei metodologia de gestão orçamentária, financeira e fiscal, dimensionei recursos operacionais, geri processos de redução de custos, aumentei a performance das equipes de trabalho, implantei metodologias de gestão de qualidade e processos, participei ativamente de planejamentos estratégicos de clientes, elaborei e gerenciei diversos projetos econômicos, financeiros, administrativos e operacionais.

 

Conquistas Obtidas: Reestruturei áreas Financeiras de clientes, implantei metodologias para redução de inadimplência e despesa com juros, melhorei a performance e o aumento de produtividade das equipes. Elaborei e geri projetos de implantação de metodologia para redução de custo e regime orçamentário. Participei ativamente da elaboração e execução do planejamento estratégico de um cliente de grande porte. Desenvolvi metodologia para melhoria no desempenho operacional após implantação do modelo de gestão de qualidade. Elaborei planos de negócio para diversos clientes de médio e grande porte. Elaborei e analisei Estudos de Viabilidade Técnicas e Econômicas  de diversos projetos e implantação e ampliação de unidades de negócio.

Logo Salmazo.png

Função Desempenhada: Consultor Organizacional.

Realizações: Realizei consultoria nas áreas de almoxarifado, distribuição, planejamento e controle de estoques, nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com maior enfoque no levantamento dos passivos existentes dentro do sistema de gestão (SAP), análise do layout do almoxarifado, fluxo dos processos e canais de distribuição. Esse trabalho precedeu a formação da joint veture, a partir das empresas Telefônica e Telecom Portugal, que criou a empresa Vivo.

Conquista Obtida: Organizei todo o estoque no sistema SAP, mantendo-o saneado, refletindo fielmente o que estava fisicamente armazenado, redefini o fluxo de movimentação interna de forma a garantir a segurança e o controle interno dos itens e elaborei relatórios de análise mais objetivos e estruturados para melhorar a tomada de decisão por parte da diretoria

Experiências Empresariais

Atuação como Empresário desde janeiro de 2011.

Image by Jon Tyson

Atuação como Empresário em segmentos do comércio e de serviço.

Empresário

Logo SF Solutions.png

Empresa: SF Solutions - Consultoria e Projetos Associados

Segmento: Serviço

Período: Desde Janeiro de 2011

Serviços: Consultoria organizacional, assessoria pessoal e acadêmica

Diferencial: Serviços personalizados, in company, modelados de acordo com a necessidade de cada cliente

Logo Grupo 394.png

Empresa: Grupo 394

Segmento: Comércio e Serviço

Período: Janeiro de 2015 a Dezembro de 2017

Serviços: Consultoria organizacional, Consultoria imobiliária e Educação

Produtos: Aves, verduras e legumes

Diferencial: Serviços personalizados, produtos direto da fazenda e 100% naturais, vendas utilizando canais digitais, entrega em domicílio 

Flor Complementti.png

Empresa: Complementti Acessórios Femininos

Segmento: Comércio

Período: Janeiro de 2011 a Dezembro de 2012

Produtos: Sapatos, bolsas e acessórios femininos em geral

Diferencial: Visitas personalizadas em clientes, realização de eventos comerciais com a participação de parceiros com outros produtos para o mesmo público, vendas utilizando canais digitais

bottom of page